quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Eleições CACOM

As eleições para definir a próxima chapa gestora do CACOM, começando na próxima semana e terminando em nov/2013, serão na segunda-feira (12/11).
Como temos alguns assuntos urgentes para resolução, como a ocupação do cequinha, é importante frisar que todos devem participar do processo. Dá pra inscrever a sua chapa até sexta-feira. É só mandar um e-mail pra "uelcacom@gmail.com" com os integrantes e suas funções.
Passaremos em sala para comunicar as eleições. Não deixem de votar, nem de se articularem!

A chapa inscrita, até agora, compõe-se dos integrantes abaixo:

Rafaela Magalhães (1º MAT/JOR) - Presidente;
Mariana Somensi (1º MAT/JOR) - Vice Presidente;
Marina Lacerda (1º MAT/JOR) - Secretária Geral;
Marcos Gica (2º NOT/JOR) - 1º Tesoureiro;
Laís Fernanda (1º MAT/JOR) - 2ª Tesoureira;
Marco Antonio (1º NOT/JOR) - Diretor de Comunicação;
Anderson Camargo (1º NOT/JOR) - Comunicação;
Larissa Sena (1º MAT/RP) - Comunicação;
Débora Maria (1º MAT/RP) - Diretora de Eventos/Atividades Acadêmicas;
Fabrício Evaristo (2º NOT/JOR) - Eventos/ Atividades Acadêmicas;
Sara Isis (1º MAT/RP) - Eventos/ Atividades Acadêmicas;
Victoria Paludetto (1º MAT/RP) - Eventos/ Atividades Acadêmicas.



(Rafaela Magalhães)

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Eduardo Maluf divide experiências com os estudantes de Comunicação

E a IV Semana de Comunicação continua, Eduardo Maluf, colunista do Estadão, trocou experiências com a galera de Comunicação nesta terça de manhã. Dentre diversas histórias, Maluf comentou a respeito de sua primeira viagem para cobrir um evento de grande porte, a Copa de 98.
O professor do Departamento de Comunicação, André Azevedo da Fonseca, falou com os estudantes após o intervalo. André faz o lançamento de seu livro "A construção do mito Mário Palmário" na Semana.
A IV Semana de Comunicação  continua, a tarde com a oficina de "técnicas de fotografia" com o também professor do Departamento de Comunicação, Lauriano Benazzi e a noite teremos a presença de Rachel Bragatto, do Coletivo Intervozes. Lembrando que todo evento é pago exclusivamente com o dinheiro das inscrições, portanto, quem ainda não se inscreveu, se inscreva.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

José Arbex Jr e Carlos Latuff abrem a IV Semana de Comunicação

A IV Semana de Comunicação se inicia com o pé direito. Para a abertura fizeram as honras o editor-especial da revista Caros Amigos, José Arbex Jr. e o chargista Carlos Latuff. O professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo além de tirar algumas risadas do público, debateu temas como a criação de um jornal laboratório para o curso de Jornalismo, a manipulação da mídia e outros temas que podem ser encontrados nos livros de Arbex.


Latuff direcionou sua palestra para aquilo que ele melhor trabalha, a internet e os movimentos sociais. O chargista se utilizou de exemplos adquiridos por ele para passar aos estudantes e professores contidos no ambiente. A IV Semana de Comunicação continua até quinta-feira com palestras excepcionais, lembrando que toda Semana é paga exclusivamente com o dinheiro das inscrições, portanto, aqueles que ainda não se inscreveram, façam suas inscrições.

domingo, 28 de outubro de 2012

Local oficinas

Já estão definidos quase todos os locais das oficinas da Semana de Comunicação. Segue abaixo seus respectivos lugares:

Texto impresso - Segunda e quinta feira -  LIG 4

Técnicas de fotografia - Terça feira - Sala 631 (Relações públicas)

Jornalismo literário - Quarta feira - LIG 1

Técnicas de entrevista em comunicação esportiva - Quarta feira - LIG 4

Jogos de interação - A definir

Latuff na Semana de Comunicação

Nesta segunda feira, a partir das 14 horas, o chargista Carlos Latuff baterá um papo com os estudantes na UEL. Se você tem interesse em conhecer melhor o trabalho de Latuff e ouvir um pouco de suas experiências não pode perder esta oportunidade. A conversa será na sala do laboratório de rádio do CECA. 

sábado, 27 de outubro de 2012

Relações públicas ganha reforço na semana

Uma palestra e um painel voltados para a área de RP são adicionados à programação da IV Semana de Comunicação:

Terça-feira (30/10): Palestra sobre Comunicação Digital, com Pamella e Buno Luciano às 9h.
Quarta-feira (31/10): Painel sobre Identidade Visual, com  Daniel Oliveira Figueiredo e Guilherme Cestari às 10h.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Chefes de redação reunidos em debate

Larissa Canassa, Guilherme Vanzela
A IV Semana de Comunicação irá trazer na quinta feira dia 1 novembro uma mesa abordando a cobertura política na televisão. A mesa será mediada pelo jornalista e professor da UEL José Maschio, com a presença dos chefes de redação das principais redes de TV de Londrina.
José Maschio será o mediador
Ossamu Nonaka da RPC, Fernando Brevilheri da TV Tarobá, Gelson Negrão da Rede Massa e Kátia Baggio da RIC TV confirmaram presença. Eles vão discutir a atuação dos jornalistas na cobertura política das últimas eleições municipais na televisão.
O mediador Jose Maschio mais conhecido como “Ganchão” é jornalista formado. Atuou durante vários anos como corresponde da Folha de S.Paulo e com isso já viajou para diversos lugares do Brasil para cobrir assuntos importantes. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina – UEL. A mesa será realizada na UEL (sala 683) às 09h00min. 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Comunicação corporativa

Ana Teixeira

Na quarta-feira, dia 31 de outubro, terceiro dia da IV Semana de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ocorrerá uma mesa redonda chamada “A nova imagem da Itaipu e do Destino Iguaçu” com Gilmar Piolla.

Superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, o jornalista Gilmar Piolla vem até Londrina para falar sobre sua experiência na comunicação em Itaipu e sobre o Fundo Iguaçu, órgão presidido por ele também. Para quem não conhece, o Fundo Iguaçu é um fundo de desenvolvimento e promoção turística de Foz do Iguaçu. 

Histórias do rádio londrinense

Adam Sobral, Guilherme Vanzela, Keli Gevezier, Mariana Mortari 

A Semana de Comunicação promove uma mesa com tema “Histórias da rádio londrinense”. Ela será mediada pelo diretor da Rádio UEL FM Osmani Costa. A mesa busca fazer o resgate histórico e cultural do meio na cidade de Londrina e conta também com a participação de Nicéia Lopes, Valdir Bezerra, Neto Almeida e Vita Guimarães. Conheça abaixo um pouco de cada convidado:

Valdir Bezerra: Começou a trabalhar no radio em Londrina em 1994, na Rádio Londrina. Em seguida foi para a CBN Londrina, onde ficou por três anos e pode conhecer o lendário Paulo Ubiratan. Trabalhou também na rádio Brasil Sul por 3 anos e na Atlântica FM (em Cornélio Procópio) por 4 anos. Morou em Portugal escrevendo para o jornal Correio de Lagos e montou a Web Rádio Bazuca. Na volta ao Brasil ficou seis meses na RIC TV em Cornélio Procópio. Atualmente está na Rede Massa TV e na Rádio Paiquerê AM.

Vita Guimarães: Mineira, mas vive em Londrina desde os nove meses de idade. Foi criada na região do Lago Igapó (barragem). Trabalhei na roça com sua mãe, foi empregada doméstica. Aos 16 anos iniciou a carreira no Rádio, trabalhando inicialmente em rádio teatro na Rádio Atalaia. Depois passou para o jornalismo iniciando na Rádio Cruzeiro do Sul, hoje Rádio Globo. Trabalhou nas Rádios Londrina, Clube, (mais tarde Rádio Norte e hoje Manchete) Brasil Sul, fui gerente da Cruzeiro do Sul, Rádio Paiquerê AM. Também foi assessora parlamentar durante muitos anos. E tem participado de várias campanhas políticas.

Almeida Neto: Formado em comunicação social/jornalismo pela faculdade metropolitana IESB – londrina, em 2006. Pós graduado em comunicação jornalística pela fundação cásper líbero, em 2008. Trabalhou como editor assistente do portal Mega Brasil comunicação, onde também exerceu a função de coordenador de eventos. Em Londrina, trabalhou na rádio Brasil Sul durante 23 meses atuando como repórter no jornalismo e também no esporte. Desde dezembro/2011 está na Paiquerê FM onde é repórter do rádio notícias Paiquerê FM e redator/produtor do rádio esporte Paiquerê FM.

Niceia Lopes confirmou presença
Nicéia Lopes: Foi a única repórter policial da história do rádio em Londrina. Atuando no veículo desde a década de 1980 começou na antiga rádio Clube e passou por várias emissoras. Nicéia é lembrada por muitos profissionais da área do jornalismo pela competência na apuração dos casos policiais, sempre respeitando os direitos dos acusados. A londrinense de 49 anos, formada em sociologia, está fora do rádio atualmente. A última emissora pela qual passou foi a rádio Brasil Sul. Ela saiu em 2004, quando Barbosa Neto comprou a rádio.



A atividade está programada para o dia 31 de outubro, às 9 horas, na sala 683 do CECA, na UEL.

Direito a comunicação

Guilherme Vanzela

Discutir a comunicação e buscar meios de torná-la um instrumento de cidadania. Este é um dos principais objetivos do coletivo Intervozes. Representando o coletivo, a jornalista Rachel Bragatto fará uma palestra na Universidade Estadual de Londrina (UEL) na próxima terça feira.

Rachel atua na área de pesquisa em Comunicação e Política, com ênfase no tema Internet e Política. Questões como o impacto das tecnologias da informação e comunicação sobre a cultura política, engajamento cívico e participação política são objetos de sua pesquisa.

A palestra intitulada: “Intervozes: caminhos para a comunicação” ocorre no dia 30 de outubro, às 19 e 30, na sala 683 do CECA. 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Mário Palmério: um mestre do marketing pessoal

           Isabela Nicastro


Na terça-feira, dia 30 de outubro, às 10h30 é a vez do professor André Azevedo da Fonseca comentar sobre a sua recente publicação “A construção do mito Mário Palmério”. O livro conta a história da ascensão profissional, social e política do escritor Mário Palmério na década de 1940. Ao perceber as crises e angústias da sua época, o professor lançou-se impetuosamente na política e, com um discurso que fez vibrar a alma dos eleitores, acabou ingressando no imaginário regional como um herói sagrado que conduziria o seu povo à terra prometida.

O autor da obra, André Azevedo da Fonseca é doutor em História (Unesp) e pesquisador visitante no pós-doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (UFRJ).  É professor adjunto e pesquisador no Departamento de Comunicação do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Foi coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba (Uniube), onde criou o Memorial Mário Palmério.

Para quem quiser acompanhar mais essa palestra da IV Semana de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), é só comparecer à sala 683 do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), às 10h30 do dia 30.

Colunista do Estadão participa da Semana


Karen Bueno

O jornalista Eduardo Maluf, atual colunista e ex-editor-chefe da editoria de esporte do jornal O Estado de S. Paulo, fala na terça-feira (30) sobre comunicação esportiva. Com ampla bagagem na área, participou de coberturas dos mais importantes eventos esportivos do mundo.


Dentre os principais trabalhos do colunista estão a cobertura de três Copas do Mundo (na França, na Coréia do Sul e no Japão, e a terceira na Alemanha), além de editar um caderno especial do mundial que ocorreu na África do Sul em 2010. Esteve presente ainda na cobertura de eventos como a Copa América-2001, os Jogos Pan-Americanos-2007, a Copa dos Campeões da Europa-2005/2006 e nos jogos olímpicos de Atenas-2004 e Pequim-2008. 

Outro trabalho que merece destaque foi uma reportagem investigativa feita no Pernambuco em 2000, onde o jornalista revelou o golpe de um falso treinador que dizia pertencer ao Santos F.C., e prometia levar as crianças da região para treinarem no clube; essa reportagem concorreu ao Prêmio Esso de Jornalismo.



Palestra: Comunicação esportiva
Palestrante: Eduardo Maluf
Horário: 8:30
Data: 30/10/2012 – Terça feira
Local: Sala 683 DO CECA

Oficinas Semana de Comunicação

Para quem quer saber mais o que é cada oficina seguem algumas particularidades. E uma nova oficina foi aberta, a de técnicas de entrevista em comunicação esportiva, com o jornalista Eduardo Maluf. Reservem suas vagas, são limitadas.

Texto impresso - Segunda e quinta feira:
Os jornalistas Rogério Fischer e Márcia Buzalaf, por meio de análises de textos e atividades práticas, buscaram desenvolver técnicas do texto impresso. A oficina será dividida em duas partes, uma na segunda e outra na quinta feira.

Técnicas de fotografia - Terça feira:
O jornalista Lauriano Benazzi abordará técnicas de fotografia e fará atividades práticas para desenvolvê-las. É interessante cada um levar seu equipamento, que pode ser uma câmera compacta.

Um dos ministrantes será o jornalista Rogério Fischer
Jornalismo literário - Quarta feira:
Silvio Demétrio desenvolverá técnicas do jornalismo literário com os estudantes e comentará seus principais nomes e alguns textos que registram este ramo do jornalismo.

Técnicas de entrevista em comunicação esportiva - Quarta feira:
O colunista do jornal Estado de São Paulo Eduardo Maluf abordará técnicas para entrevistas no meio esportivo. Após um breve diálogo os participantes colocarão em prática, por meio de uma coletiva de imprensa com alguma grande figura do meio esportivo. Evidente que o entrevistado só será divulgado na hora da oficina.

Jogos de interação - Quinta feira:
Através de técnicas teatrais básicas, o grupo Teatro de Garagem desenvolve nossas expressões corporais e nos ensina muito sobre técnicas de interpretação.


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Editor da Caros Amigos é atração de Semana da Comunicação


Rosana Reineri

O jornalista José Arbex Júnior, estará em Londrina na próxima segunda-feira (29/10). Ele participa como palestrante na abertura da IV Semana de Comunicação, que será realizada pelo departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Arbex Júnior tem formação política de esquerda e atualmente ocupa o cargo de editor especial da revista Caros Amigos. A palestra, que carrega o mesmo nome de um de seus livros, O Jornalismo Canalha (Casa Amarela, 2003), trará críticas construtivas, discussões e reflexões acerca do jornalismo atual em um ambiente de formação de futuros profissionais da área.
O evento será realizado na sala 683, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da universidade, e terá início às 19h30. Contato para entrevistas: uelcacom@gmail.com. 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

IV Semana de Comunicação - inscrições abertas

A partir de terça-feira, 16 de outubro, iniciam-se as inscrições para a IV Semana de Comunicação da UEL. A programação já está praticamente definida e segue abaixo. O valor, com a emissão de certificado, é 20 reais. Neste ano o evento todo será realizado na UEL (Sala 683), porém, com vagas limitadas. Faça sua inscrição o quanto antes. Haverá todos os dias, durante o intervalo pela manhã e no começo da noite algum integrante do CA para fazer sua inscrição. Outras informações, como as oficinas, serão divulgadas durante a semana. Qualquer dúvida entre em contato.

Programação:

Segunda-feira - 29 de outubro

O jornalismo canalha - José Arbex Jr - 19: 30

Terça-feira - 30 de outubro

Comunicação esportiva - Eduardo Maluf - 8: 30

A construção do mito Mário Palmério - André Azevedo -10: 30

Intervozes: Caminhos para a comunicação - Rachel Bragatto - 19 e 30

Quarta-feira - 31 de outubro

Mesa - Histórias do rádio londrinense - Mediação: Osmani Costa - 9: 00

A nova imagem da Itaipu e do Destino Iguaçu - Gilmar Piolla - 19: 30

Quinta-feira - 1 de novembro

Mesa - A cobertura política na televisão - Mediação: José Maschio - 9: 00



terça-feira, 25 de setembro de 2012

Amanhã tem assembleia

Nesta quarta-feira, dia 26 de setembro, haverá uma assembleia muito importante para o nosso CA. Nela será discutido o nosso posicionamento com relação a realocação de nosso Centro Acadêmico para o "cequinha". Há uma proposta a ser apresentada na próxima reunião de Centro que destina uma sala única para cada CA do CECA, mas coloca como condição a permuta pela atual sala, que, atualmente, abriga todos os CAs do Centro.

Também nos posicionaremos acerca da paralisação dos estudantes de Multi meios da UEM, que pediram apoio de nosso CA.

Não deixe de comparecer. Traga seus posicionamentos e faça valer sua opinião.



Quando: 26 de Setembro

Onde: Sala do CA

Horário: 18 horas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Comunicação da UEM se manifesta

O Centro Acadêmico Multimeios da UEM se posicionou acerca da greve dos servidores, que também atinge Maringá. Aproveitaram o momento de evidente precarização do ensino público para levantarem questões pontuais e, amparados pelo DCE, deflagraram uma paralisação. Abaixo segue na íntegra a carta que eles fizeram sobre a problemática. Na nossa próxima assembleia o assunto será debatido e discutiremos o posicionamento de nosso CA com relação a isso.


O andamento da atual greve dos servidores técnicos da Universidade Estadual de Maringá vem demonstrar a precária situação em que nossa universidade se encontra, em todos os setores da instituição. Assim, nós, estudantes de Comunicação e Multimeios, comunicamos nossa adesão à paralisação estudantil deflagrada pelo DCE na última sexta, 14. Para além da solidariedade do referido movimento grevista, também reconhecemos que temos necessidades urgentes para a nossa devida formação.

Atualmente, o nosso curso funciona com uma equipe de professores  cedidos de outras áreas. Isso se deve pela falta de contratação de professores da área de comunicação. Como nossas disciplinas são demasiadamente específicas,sobretudo nos dois últimos anos de curso, precisamos de professores capacitados nas áreas específicas, como na de rádio, TV, publicidade, cinema, entre outras.

A falta de infraestrutura é outro fator que nos preocupa e prejudica. Não temos estúdio de rádio, TV, fotografia, e não contamos com laboratório multimídia nem softwares para as disciplinas de criação.

Infelizmente, não houve, até o momento, nenhuma sinalização de que nossos problemas serão resolvidos. A diretoria da instituição, desde a fundação do curso, em 2011, tinha ciência das necessidades e problemas que a abertura de um novo curso acarretaria. Se ainda assim optou por abri-lo, deve se comprometer a disponibilizar uma educação digna e de qualidade.

Desta forma, expressamos a nossa preocupação e exigimos que alguma providência por parte das autoridades competentes seja tomada.

Atenciosamente,
Centro Acadêmico de Comunicação e Multimeios.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CACOM apoia a greve dos servidores


Em Assembleia realizada no dia 12 de Setembro de 2012, o Centro Acadêmico de Comunicação Social da UEL decidiu, em consenso, apoiar a greve dos servidores. Isto pelo fato de considerarmos legitima e garantida em lei a manifestação por eles deflagrada. Evidente que é sentida a falta destes no cotidiano da Universidade, mas isto apenas reforça a importância da classe. 

Com a nossa manifestação de apoio ao movimento grevista, esperamos sensibilizar o Diretório Central dos Estudantes e demais estudantes da UEL para que haja uma Assembleia Geral na Universidade. Esperamos por uma reunião entre os servidores e o Movimento Estudantil para tirarmos esclarecimentos e ações. 

Único ponto de crítica com relação a greve foi o fato de o sindicato dos servidores não ter buscado o apoio estudantil antes de deflagrarem a greve. No entanto, isto não interfere em nosso posicionamento, haja visto que a luta por melhores condições salariais e de trabalho por parte dos servidores e professores da Universidade está diretamente relacionada a uma Educação Pública de Qualidade.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CA’s do CECA em luta por espaço constitucional próprio



Na tarde de segunda-feira (10) o movimento estudantil do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) sentiu uma vibração diferente. Estudantes de vários cursos se reuniram no Centro Acadêmico, elaboram cartazes, se muniram de vontade e participaram da reunião de centro.

A última reunião, além de diversos assuntos em pauta, definiu os rumos de dois espaços do CEQUINHA, o berço de vários cursos do CECA. Diversas eram as alternativas para sua utilização. Dentre elas abrigar a TV UEL, a LUDOTECA e os Centros Acadêmicos (CA's).

No entanto nada mais importante e prioritário do que salas individuais para cada CA. Os estudantes marcaram presença na reunião e mostraram aos professores e demais chefes que os CA’s estão ativos e querendo um espaço autônomo, o que é um direito de cada Centro Acadêmico.

Ao final da reunião ficou decidido que um bloco das salas será destinado a TV UEL, que está temporariamente funcionando no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CESA). Porém, foi formada uma comissão, na própria reunião, para estudar o caso e elaborar um relatório final. Ele será encaminhado a chefia do CECA sugerindo um destino válido para o outro bloco. 





O Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOM) considerou a Comissão - que é constituída por 4 estudantes, 4 professores e pela Vice-chefe de centro, Zilda Andrade - uma medida plausível, favorável a construção da democracia dentro do CECA. O Centro Acadêmico espera que a comissão responsável tome uma medida plausível e que contemple os estudantes. E a luta continua. 

sábado, 8 de setembro de 2012

É hora de lutar


O CACOM convida a todos os estudantes de comunicação e aos demais estudantes do CECA para participar do protesto que visa um espaço para todos os Centros Acadêmicos do Centro, nesta segunda feira (10/09). Ele será na sala do C.A. à partir das 13 horas.

O protesto ocorre nesta data porque haverá uma reunião do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) no mesmo dia. Nela será discutido o futuro do antigo prédio do curso de Artes Visuais, popularmente conhecido como cequinha. Este espaço é ideal para abrigar os Centros Acadêmicos do CECA, sendo que cada um com uma sala autônoma. Atualmente seis Centros Acadêmicos dividem o mesmo espaço físico.

No entanto, há resistência por parte do Centro que em reunião com os estudantes no dia 4 de setembro se colocou contrário ao nosso alojamento no lugar. O espaço também é almejado pela TV UEL e pela ludoteca. Por isso, é necessária a presença do maior número possível de alunos, para demonstrarmos nossa articulação. Vale lembrar que o que pedimos é garantido pela lei estadual de número 14808.

Faremos cartazes e distribuiremos uma carta a todos os membros da reunião, relatando a nossa reivindicação e com a lei em anexo. Contamos com a presença de todos. Vamos mostrar a força do movimento estudantil. 

O Quê: Protesto reivindicando um espaço para o Centro Acadêmico

Quando: Próxima segunda, a partir das 13 horas

Onde: Sala do C.A.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ata assembleia dia 5 de Setembro de 2012


Ficou decidido que na próxima quarta feira não haverá assembleia. No entanto, neste dia, a partir das 17 e 30, os estudantes de jornalismo se reunirão para discutir a grade do curso.

O estudante Guilherme Vanzela apresentou dados parciais da próxima semana de comunicação, apontando as temáticas que serão preferencialmente debatidas. Estas foram baseadas em aquilo escrito nas sugestões para a Semana.

O estudante Guilherme Vanzela também notificou que o Centro Acadêmico de Comunicação conta com um caixa de 848 reais. Dinheiro este que restou da última Semana de Comunicação. A prestação de contas foi aceita em assembleia.

Ficou decidido que os estudantes irão aguardar a tramitação do processo do laboratório de rádio até a última instancia. Depois disto o assunto voltará a ser debatido. Mas haverá um acompanhamento constante do andamento dele.

Optou-se na assembleia em não formalizar um ofício com relação a utilização do laboratório 5 de jornalismo apenas para a matéria de diagramação. A decisão foi baseada em fatores políticos, visto que no momento atual o CA necessita do apoio do departamento na questão da decisão do futuro dos blocos do cequinha.

Ficou marcado para o dia 19 de Setembro, às 13 horas, a organização de um protesto, a ser realizado no mesmo dia, com relação à destinação dos blocos do cequinha. Estes são reivindicados pelos Centros Acadêmicos do CECA.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Convocação de assembleia


Como ficou decidido na última assembleia, toda as quartas tentaremos nos reunir, para discutir as problemáticas que envolvem a comunicação da UEL. E nesta quarta, dia 5 de setembro, teremos em dois horários - às 9 e 50 da manhã e às 18: 00 horas. Não deixe de comparecer. É na assembleia que devemos reivindicar nossas consternações.

Pauta para a assembleia:

Resposta do chefe de departamento Mário Benedito Salles com relação a não utilização para disciplinas de texto da sala do lig 5

Discussão da grade do curso de jornalismo

Dados parciais da Semana de Comunicação

Prestação de contas da gestão 2011/2012

Articulação com relação a situação do laboratório de rádio

Outros informes

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ata da Assembleia

Foi um sucesso nossa última assembleia. Mesmo tendo sido marcada as pressas, contou com a participação de diversos alunos e vários assuntos relevantes foram debatidos. A ata com o que aconteceu nela segue abaixo. E não deixe de participar das próximas. São nelas que legitimamos nossas reinvidicações.


Ata – Assembléia Centro Acadêmico de Comunicação – CACOM – 29 de agosto de 2012

Ficou decidido que o estudante Guilherme Vanzela irá conversar com o chefe de departamento de comunicação, Mário Benedito Salles, e ver o porquê da não utilização da sala do laboratório 5 durante as aulas. Na próxima reunião será levada a resposta dele e decidiremos as ações futuras para podermos utilizá-la.

O Estudante Lucas Peresin sugeriu que tentemos uma melhora na sala do lig 1, na qual os computadores não atendem as necessidades dos estudantes.

Foi decidido que o CA não irá aderir a paralisação nacional dos estudantes. Isto pelo fato de a data ser em uma véspera de feriado, não atingindo com intensidade o andamento do curso. No entanto, será escolhida outra data em que haverá uma paralisação reivindicando diversos direitos dos estudantes.

O aluno Lucas Marcondes ficou encarregado de checar o funcionamento do laboratório de televisão, levando informações detalhadas para a próxima assembléia.

Ficou decidido que os estudantes irão estudar possíveis mudanças na grade do curso de jornalismo, levando pontos específicos na próxima assembléia.

Articularemos um processo contra a direção de centro solicitando a remoção da técnico André Fiori do laboratório de rádio e exigindo a contratação de um substituto de imediato.

Ficou acordado que no dia 5 de Setembro de 2012 haverá uma nova assembléia para discutirmos os assuntos pendentes. 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Sugestões para a Semana de Comunicação

A iniciativa de colocarmos caixinhas coletando temáticas para a Semana de Comunicação está funcionando. Já tivemos algumas sugeridas, que serão abaixo divulgadas. No entanto, pedimos com toda a gentileza que não rabisquem nossos cartazes. Ocorreu um pequeno erro de digitação  neles, mas que não justifica o que foi feito no que está na secretária de comunicação. Foi gasto dinheiro para montar esta pequena estrutura, dinheiro do Centro Acadêmico, que pertence a todos os alunos. Caso alguém considere incabível tal erro, solicitamos o pagamento de três reais para imprimirmos um outro cartaz. Se não, pedimos apenas para não atrapalharem. 

Temáticas Sugeridas até o momento:

Relações públicas pessoais

Comunicação popular e comunitária

Cybercultura

Comunicação esportiva


Por favor, não rabisquem



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

IV Semana de Comunicação está chegando

Evento acadêmico de maior relevância para os estudantes de Londrina e região, a Semana de Comunicação da UEL, que este ano ocorrerá do dia 29 de outubro à 1 de novembro, chega a sua quarta edição e quer sua colaboração. Colocamos próximo a secretária de relações públicas e do departamento de comunicação duas caixinhas, para coletarmos sugestões para o evento. Não deixe de dar sua opinião e ajudar na elaboração do evento. 

Também abrimos inscrições para quem se interessa em ser um colaborador da Semana. Se você possui tempo disponível e muita vontade em ajudar inscreva-se. Para isso é só mandar um email para uelcacom@gmail.com ou procurar algum integrante da atual gestão. 







terça-feira, 14 de agosto de 2012

Concurso "Repórter Universitário"


Com inscrições abertas para todos os estudantes de jornalismo do Paraná, o concurso “Repórter Universitário”, organizado pela redação do Bonde, visa divulgar matérias feitas por estudantes de jornalismo. Segundo Marco Feltrin, um dos organizadores do concurso, é preciso um texto curto - entre 1500 e 3000 caracteres - fotos e um pequeno vídeo, na casa de 60 a 90 segundos.

Para concorrer basta realizar uma reportagem com a temática livre, nos parâmetros já descritos e inscrevê-la até o dia 6 de setembro. No entanto, é necessário que ela seja inédita, não podendo ter sido veiculada em qualquer blog ou veículo acadêmico. Os três primeiros colocados serão premiados com uma câmera Nikon D3100, uma Coolpix S5100 e um gravador digital, respectivamente.

Marco Feltrin também acrescentou que a comissão avaliadora levará em conta a criatividade, a clareza e a adequação do material aos meios digitais. Também, ressaltou que a inscrição pode ser individual ou em grupo de cinco pessoas, no máximo.

Para maiores esclarecimentos e realizar a inscrição é só acessar o link: http://www.bonde.com.br/reporteruniversitario

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Assembleia Estudantil


Pessoal nesta quarta feira, dia 15 de agosto, ocorre a primeira assembléia da atual gestão do Centro Acadêmico de Comunicação. A partir de agora, em todas as quartas teremos assembléias, onde debateremos todos os assuntos relevantes ao meio acadêmico. Vale lembrar que sua presença é fundamental, para darmos legitimidade a ela.

Para a próxima reunião estará em pauta:

Posicionamento do Centro Acadêmico em relação a greve dos professores

Formação da comissão organizadora e colaboradores da Semana de Comunicação

Outros Informes



Quando: Quarta-feira, 15 de agosto

Onde: Centro Acadêmico de Comunicação

Horário: 9 e 50 ou 18 horas 

terça-feira, 31 de julho de 2012

A bola da vez


Não é todo dia que se tem a oportunidade de acompanhar uma sessão de julgamento. Ainda mais da Câmara de vereadores de Londrina, uma cidade de médio porte, segundo maior colégio eleitoral do Paraná e terceira maior cidade do Sul do Brasil.
A sessão de julgamento do Caso Centronic, que acusava o prefeito de utilizar seguranças pagos pela prefeitura na rádio da qual ele é sócio-proprietário, começou às nove horas da manhã e teve seu desfecho às dez horas da noite. A Câmara, em sessão histórica, iria definir os rumos do chefe do executivo municipal.
 Inicialmente  o julgamento foi marcado por diversos recessos e intromissões dos advogados do prefeito Homero Barbosa Neto. No período da tarde houve menos intromissões e  funcionários da Câmara se revezaram na leitura do relatório final da Comissão Processante (CP).
 O movimento “Por amor a Londrina” que, segundo um de seus coordenadores, é apartidário,  resgatou um pouco o clima do ano de 2000, no qual o “Pés vermelhos, mãos limpas”, contribuiu para divulgar as acusações contra o prefeito da época, Antonio Casemiro Belinati, também convocando a sociedade para a manifestação frente às acusações de irregularidades na administração.
 Segundo a vereadora Sandra Graça (PP), em entrevista para o Jornal de Londrina, “agora a sociedade está mais quieta”. No entanto não foi o que pode ser visto na sessão de hoje. Diversas pessoas que compareceram a sessão foram favoráveis à cassação do prefeito. Os contrários também estiveram representados, porém em menor número. Os manifestantes demonstraram claramente seu posicionamento com vaias e hinos que foram entoados durante toda a sessão.


A polícia marcou presença durante toda a sessão, com uma quantidade de PMs que era semelhante ao número de manifestantes. No entanto, a vigilância não deixou de ser uma piada. Em alguns momentos era permitido entrar com câmeras na casa, em outros não mais. Algumas vezes houve revistas, em outras não. Houve momentos em que era pedido o comprovante de residência e em outros não. A sensação de poder era vista claramente no rosto dos PMs a cada pedido na hora da revista, esperando que algumas coisas tivesse sido deixada para trás.
No final, com treze votos favoráveis a cassação do prefeito, dois contrários e três abstenções, Homero Barbosa Neto, agora ex-prefeito, foi cassado da chefia do executivo municipal por seus colegas do legislativo. Resta saber agora os próximos passos de José Joaquim Ribeiro (PSC) vice de Barbosa.

Fotos e reportagem: Allyson Pallisser

terça-feira, 24 de julho de 2012

Simpósio Mídia e Imaginação


O Mestrado em Comunicação da UEL organiza o I Simpósio Mídia e Imaginação, nos dias 9 e 10 de agoto, das 19h às 22h, na sala 683 do CECA. O público alvo são estudantes, pesquisadores e professores da área. 

Simpósio pretende oferecer aos participantes a possibilidade de discutir e aperfeiçoar os conceitos e práticas relacionados à mídia e imaginação. Outro propósito é oferecer aos participantes um evento que tente decifrar os limiares da imaginação simbólica dentro da construção cognitiva do conhecimento, reflexão fundamental em tempos de notável convivência midiática.



Mais informações pelo site: http://gpimagem.wordpress.com/simposio/



sexta-feira, 13 de julho de 2012

Precaução ou ingerência?

No dia 4 de julho, por volta das 16 e 30, ocorreu uma reunião - protocolada pelos membros do Centro Acadêmico de Comunicação - entre três de nossos integrantes, a reitora, um representante do SEBEC (Serviço de Bem Estar a Comunidade), um do Restaurante Universitário (RU) e dois do DCE, que originalmente não estavam convidados. O objetivo da reunião era descobrir o porquê da retirada de senhas do RU e saber prazos para a sua ampliação. 

De certo ponto, recebemos algumas propostas e a reunião caminhava para um desfecho agradável. Por ser de interesse de todo público universitário, logo no início da conversa, avisamos que ela seria gravada, para que todos os alunos soubessem na íntegra o seu conteúdo. Obviamente que, como estudantes de comunicação, não iríamos divulgar apenas o áudio e, sim, fazer uma apuração da conversa e selecionar os trechos mais importantes dela em uma reportagem.

Na sexta-feira à tarde, último dia letivo de aula, o material já estava pronto. Mas, eis que surgem algumas ligações da reitoria nos convidando para uma conversa. Nela foi nos passado um termo de compromisso para assinarmos. Segundo a secretária, este era um procedimento padrão feito quando entrevistas e conversas eram gravadas com a reitora. No entanto, ao ler o documento, um parágrafo nos chamou a atenção. Nós não poderíamos fazer a edição do áudio gravado. Ou seja, só poderíamos utilizá-lo na integra mesmo se fossemos escrever uma matéria escrita. No documento ainda dizia que caso houvesse algo em dissonância ou não cumpríssemos os termos ali escritos poderíamos sofrer um processo administrativo. Como havíamos pedido para reitora a gravação da conversa - pois depois seria feita uma matéria sobre a reunião com a veiculação do áudio na integra no final da matéria - não assinamos o termo. 


Com isto, ficamos em dúvida sobre publicar ou não o material. Analisando bem ele, percebemos que não poderíamos ter qualquer tipo de problema, visto que ele estava muito bem feito e estruturado. Aliás, seu texto é de autoria da estudante Adriana Gallassi. Mas consideramos este posicionamento da reitoria uma ingerência em nossa atividade, algo que se assemelha a censura. Por isso optamos em externá-lo, ao invés de publicarmos nossa matéria. Aceitamos a premissa de que parte da imprensa realmente distorce os fatos, mas nada justifica isto. Se houvesse algo equivocado em nosso texto poderiam entrar em contato e pedir direito de resposta, enviar notas de esclarecimento, entre outras coisas. 


Para não ficarmos sem divulgar nada, vamos colocar o áudio da conversa. Ele tem a duração de uma hora, mas, pra quem tiver interesse em saber como está a situação do RU, vale à pena ouvir. Único ponto do áudio que ressalto é que nossa chapa do CA não tem qualquer vínculo ou simpatia com a atual gestão do DCE. Como coloquei antes, não sei ao certo quem os convidou. Porém, conversando ao final da reunião, nos prometeram uma assembléia estudantil, algo que ainda não organizaram este ano.