quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O “médium” Vitor Knijnik e seus Blogs do Além

Segundo Mao Tsé-Tung (o próprio!), “Blogs do Além” é leitura obrigatória. E onde mais o leitor poderia encontrar as mais íntimas reflexões de gênios como Confúcio, Freud, Simone de Beauvoir, Sartre, Shakespeare e muitos outros? Mais impossível ainda seria encontrar essas personalidades analisando os acontecimentos dos nossos dias!

Pois foi esta a idéia de Vitor Knijnik. Em palestra realizada, hoje, na III Semana de Comunicação da UEL, o blogueiro conversou com cerca de 40 alunos sobre o que o inspirou para o blog e como são seus métodos de criação.

Nos tempos em que nossos ídolos têm twitter, facebook e vivem espalhando suas opiniões pela mídia, nada mais justo do que dar “voz” aos ídolos do passado. Na realidade Knijnik que é, além de blogueiro, publicitário e colunista da Carta Capital, afirma que na era da internet há certo investimento contra os mitos. Os artistas são, hoje, mais reverenciados do que líderes religiosos. No entanto, ao entrarmos em contato com eles por meio das redes sociais, percebemos o quanto são “normais” e, muitas vezes, vazios de conteúdo intelectual. Trocamos então de ídolos para algum outro que está mais na “moda”.

O blog nasceu de uma reunião entre Knijnik e Manuela Carta. Na ocasião, o publicitário estava a serviço da revista Carta Capital e comentou sobre a necessidade de um respiro de humor dentro da revista que é conhecida pela densidade de seu conteúdo. Manuela passou para Knijnik a missão de criar este espaço de humor.

Hoje o blog conta com mais de 150 personalidades que por meio do “médium”, discorrem sobre os mais diversos assuntos (de Beauvoir falando sobre o Sex and The City 2 à Balzak discutindo sobre as novas “balzaquianas” e a morte precoce de Amy Winehouse).

Toda esta criatividade rendeu o prêmio do júri do “The Bobs – The Best of Blog”, uma espécie de Oscar da blogosfera e a edição do livro que reúne 99 blogs, “mais um prefácio verdadeiro do Mino Carta, mais um prefácio falso do Chico Xavier, mais uma orelha do Van Gogh e mais um autógrafo psicografado de algumas dessas personalidades para quem assisti minhas palestras”, finaliza o, acima de tudo, talentoso publicitário ao fazer um “jabá” sobre o livro.

Blogs do Além: www.blogsdoalem.com.br

Texto: Rafaela Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário