quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Evandro Teixeira - "50 anos de Fotojornalismo"















No segundo dia da 3ª Semana de Comunicação da UEL, o fotojornalista Evandro Teixeira falou sobre seus 47 anos de experiência no Jornal do Brasil. Com simplicidade e bom humor, Evandro apresentou imagens incríveis, carregadas de história, sentimento e simbolismo.
Histórias não faltaram! Evandro contou sobre a cobertura da Passeata dos 100 mil, manifestação de protesto contra a ditadura militar organizada pelo movimento estudantil que contou com a participação de intelectuais e artistas como Chico Buarque e Caetano Veloso.
Segundo Evandro, o fato mais emocionante de sua carreira é ter sido o único fotógrafo que registrou o velório do poeta Pablo Neruda. E olha que os fatos e fotos não são poucos! Dentre os registros apresentados, constavam ex-presidentes, rainha, papa, artistas... e do outro lado do abismo da realidade social, o povo. Estudantes reprimidos, idosos nordestinos, um casal carregando o caixão do filho. Talvez por isso Evandro seja um dos maiores fotojornalistas brasileiros: por não deixar passar o instante revelador, por representar o povo, por fotografar multidões enxergando cada brasileiro.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário