segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Uso das novas mídias – Experiência nos EUA e na Europa
Entrevista com Leandro Fortes
Por Guilherme Vanzela
Mídias sociais são instrumentos essenciais para fortalecer a democracia
sábado, 29 de outubro de 2011
UEL no Encontro Mundial de Blogueiros
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Bastidores da abertura da III Semana de Comunicação da UEL
Palestra de Comunicação Interna com Paula de Melo
A visão de uma profissional que trabalha atuando diretamente na comunicação em uma empresa Nacional como a EMBRAPA, com certeza abre os olhos de qualquer relações públicas.
domingo, 23 de outubro de 2011
Comunicação Esportiva - Sidney Garambone | Fotos
Com o Editor-Chefe do esporte espetacular, Sidney Garambone.
Comunicação Esportiva - Sidney Garambone | Fotos
Fotos: Allyson Pallisser
Blogs do Além - Vitor Knijnik | Fotos
Com o Publicitário e criador do Blogs do Além, Vitor Knijinik.
Blogs do Além - Vitor Knijnik | Fotos |
Coberturas Alternativas - Hamilton Octávio de Souza | Fotos
Coberturas Alternativas - Hamilton Octávio de Souza |
Palestra do dia 20 de Outubro pela III Semana de Comunicação da UEL.
Com o jornalista e editor da Revista Caros Amigos e articulista do jornal Brasil de Fato, Hamilton Octávio de Souza.
Fotos: Allysson Pallisser.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Oficina de Jogos Interativos- CIA Teatro de Garagem
Me sinto quebrada!Meus músculos da perna estão doendo a tal ponto de eu não conseguir descer escadas, e meu andar está tipo "robozinho". Mas sinto que toda essa dor muscular é um grito de alegria do meu corpo: "Enfim você se mexeu!!". Nossa, e como me mexi!!
A oficina de jogos interativos foi realizada pela Companhia Teatro de Garagem, que por meio de dinâmicas e jogos, conciliaram diversão, concentração, expressão, espontaneidade e improvisos.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Palestra com Hamilton Octávio de Souza - Coberturas alternativas
Palestra com HAMILTON OCTÁVIO de SOUZA: coberturas alternativas.
Político e Jornalismo Social da PUC-SP - Cogeae. Formado em Jornalismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), tem curso de especialização na Universidade de Navarra, Espanha. Tem atuado por meio de artigos, debates e cursos nas áreas de jornalismo alternativo e popular, ética profissional, crítica da mídia e democratização dos meios de comunicação.
Expressionismo Alemão | Fotos
Expressionismo Alemão |
Quando eu não seria mais a mesma
Gabriela Pereira
“Um dia sem futebol é um dia perdido.”
(Ernst Happel, ex-zagueiro e eleito técnico do século da Áustria)
Talvez eu esteja enganada ao pensar que esse texto que segue pode ser chamado de “bastidores da III Semana de Comunicação”, mas me arrisco em dizer que esse bastidor é bastidor só por seu meu e por ter sido guardado por alguns anos. Se acomode na cadeira e me acompanhe.
Eu estava na sexta série, acho que estava perto de completar 12 anos e sustentava orgulhosa meus primeiros óculos. O ano era 2002 e até o mês de maio, não tinha nada de especial para a grande maioria dos pré-adolescentes como eu. Mas até que em junho, eu comecei a acordar pela madrugada para ver um certo campeonato, no qual uma certa seleção de jogadores chegou desacreditada e levou o quinto título para casa. Invicta. Foi a primeira vez em minha vida que eu chorei por ver um capitão levantar e beijar uma taça agradecendo em pensamento seu grande amor, por me sentir parte de uma legião de torcedores que, como eu, viveu por um mês no fuso horário da Coréia e do Japão e, por saber que naquele dia, a Gabriela não seria a mesma sem o futebol.
Sim, meus caros, eu estou falando da campanha do penta da seleção brasileira. Por quê? Dia desses me peguei tentando resgatar quando decidi que o jornalismo era o eu queria para mim. Lembrei. Não foi nenhuma grande reportagem, nenhum grande marco em minha pré-adolêscencia. No alto dos meus 12 anos eu escolhi pela profissão mais apaixonante quando, na segunda-feira pós-penta, eu vi na minha sala de aula apenas uma pessoa com a camisa da seleção e, esbravejando, ouvi ao longe: "Essa menina deveria ser jornalista de esporte. Tem bons argumentos." Quem disse isso? Uma menina de 12 anos que reconheceu em mim o que eu reconheço agora.
Eu aprendi hoje lição que vale para a vida. "Critique, mas tenha bons argumentos."
Nessa quarta-feira, com jogos decisivos no Brasileirão e meu São Paulo tentando agradar a massa tricolor na Copa Sul-Americana, fui ver a única palestra que me chamou a atenção na III Semana de Comunicação. (Vale lembrar que é a quarta semana que presencio, mas nunca antes na história da minha graduação tive um TCC para entregar semana que vem. Esclarecido, né?)
Ao fim da palestra só conseguia pensar em como passaria para cada leitor o rio de emoções que inundava minha mente, enquanto um carioca articulado, mas muito do engraçado, contava porque o apelido dos jogadores do Bangu era "Mulatinhos Rosados".
Aí eu resolvi que deveria contar que hoje eu saí de casa para ver um editor do Esporte Espetacular, mas voltei conhecendo o Sidney Garambone, formando em RP, jornalista e que sabe, por conhecimento não por "decoramento", todos os campeões de todas as Copas do Mundo. Hoje, o tal do Garamba, me fez lembrar de verdade porque eu escolhi isso para minha vida.
E aí você deve estar se perguntando: "Por que, Gabriela?"
Porque, meus caros, de vez em quando alguém precisa nos lembrar de onde a gente veio e para onde a gente vai. De vez em quando você precisa lembrar do "quando a sua vida nunca mais será a mesma".
Esse bastidor é diferente por ser de apenas um dos tantos que estavam bem acomodados nas cadeiras do auditório da Acil. Esse bastidor é uma história que eu nunca dividi com ninguém, mas que hoje já não faz mais sentido guardar a sete chaves.
Salve Garambone, salve meus 12 anos.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
O “médium” Vitor Knijnik e seus Blogs do Além
Segundo Mao Tsé-Tung (o próprio!), “Blogs do Além” é leitura obrigatória. E onde mais o leitor poderia encontrar as mais íntimas reflexões de gênios como Confúcio, Freud, Simone de Beauvoir, Sartre, Shakespeare e muitos outros? Mais impossível ainda seria encontrar essas personalidades analisando os acontecimentos dos nossos dias!
Pois foi esta a idéia de Vitor Knijnik. Em palestra realizada, hoje, na III Semana de Comunicação da UEL, o blogueiro conversou com cerca de 40 alunos sobre o que o inspirou para o blog e como são seus métodos de criação.
Nos tempos em que nossos ídolos têm twitter, facebook e vivem espalhando suas opiniões pela mídia, nada mais justo do que dar “voz” aos ídolos do passado. Na realidade Knijnik que é, além de blogueiro, publicitário e colunista da Carta Capital, afirma que na era da internet há certo investimento contra os mitos. Os artistas são, hoje, mais reverenciados do que líderes religiosos. No entanto, ao entrarmos em contato com eles por meio das redes sociais, percebemos o quanto são “normais” e, muitas vezes, vazios de conteúdo intelectual. Trocamos então de ídolos para algum outro que está mais na “moda”.
O blog nasceu de uma reunião entre Knijnik e Manuela Carta. Na ocasião, o publicitário estava a serviço da revista Carta Capital e comentou sobre a necessidade de um respiro de humor dentro da revista que é conhecida pela densidade de seu conteúdo. Manuela passou para Knijnik a missão de criar este espaço de humor.
Hoje o blog conta com mais de 150 personalidades que por meio do “médium”, discorrem sobre os mais diversos assuntos (de Beauvoir falando sobre o Sex and The City 2 à Balzak discutindo sobre as novas “balzaquianas” e a morte precoce de Amy Winehouse).
Toda esta criatividade rendeu o prêmio do júri do “The Bobs – The Best of Blog”, uma espécie de Oscar da blogosfera e a edição do livro que reúne 99 blogs, “mais um prefácio verdadeiro do Mino Carta, mais um prefácio falso do Chico Xavier, mais uma orelha do Van Gogh e mais um autógrafo psicografado de algumas dessas personalidades para quem assisti minhas palestras”, finaliza o, acima de tudo, talentoso publicitário ao fazer um “jabá” sobre o livro.
Blogs do Além: www.blogsdoalem.com.br
Texto: Rafaela Martins
Sobre existir
Relatos do Pasquim, a história de um heroico jornal
Jornalismo tem graça – um post que até parece patrocinado, mas não é
Evandro Teixeira - "50 anos de Fotojornalismo"
Jogos Interativos - Cia. Teatro de Garagem | Fotos
Oficina de Jogos Interativos - Cia. Teatro de Garagem |
Fotos do primeiro dia da oficina de Jogos Interativos, realizado por Danilo Lagoeiro da Cia. Teatro de Garagem.
Por Lais Yuri Choyama.
Vitor Knijnik - Autor de Blogs do Além | Fotos
Vitor Knijnik - Autor de Blogs do Além |
Fotos da palestra de Vitor Knijnik, autor de Blogs do Além. http://www.blogsdoalem.com.br/pt/
Por Yuri Martinez.
Palestra "Comunicação Esportiva" - Sidney Garambone
Sidney Garambone visita Londrina para a divulgação do livro, "Os 11 maiores volantes do futebol brasileiro". O editor chefe do Esporte Espetacular fará uma palestra sobre comunicação esportiva na III Semana de comunicação da Universidade Estadual de Londrina.
No livro cada craque recebe um capítulo inteiro, com fotos, entrevistas e as trajetórias dos escolhidos. Garambone convocou nomes como Piazza, Andrade, Zito, Toninho Cerezo, Dunga, Falcão, Dino Sani, Danilo Alvim, Clodoaldo e Dudu. Até aqui são dez volantes. Isso pois o décimo primeiro é uma homenagem ao perfil específico do volante brucutu.
Além de editor chefe do Esporte Espetacular passou por publicações importantes do jornalismo brasileiro como Jornal do Brasil, Tribuna da Imprensa, Isto É.
Local: Associação Comercial e Inustrial de Londrina - ACIL (Rua Minas Gerais, 237 - Edifício Palácio do Comércio)
Horário: 19h30 - 19/10
Texto: Henrique César, Paulo Castanho, Lucas Nabesima, Vanessa Germanovix, Leonardo Caruso.terça-feira, 18 de outubro de 2011
III Semana de Comunicação - Abertura
III Semana de Comunicação - Salas
Palestra "Blogs do Além" - Vitor Knijinik
O publicitário Vitor Knijnikc participa da III Semana de Comunicação da UEL. O colunista da Carta Capital e autor do blog “Blogs do Além” irá ministrar palestra na próxima quarta-feira, às 9 horas, na UEL.
Knijnikc irá tratar das suas crônicas bem humoradas, que são “psicografadas” a partir de mensagens enviadas por personalidades que já se foram desta vida. Franz Kafka, Mao Tsé-Tung, Michael Jackson, Friedrich Engels, Ovelha Dolly, Walt Disney, Vasco da Gama e Carmen Miranda estão entre os mais de 150 personagens que inspiram o autor.
As crônicas são publicadas semanalmente no blog “Blogs do Além” (www.blogsdoalem.com.br). O blog nasceu como uma coluna da revista Carta Capital, na qual o autor continua assinando. O página virtual foi premiada ano passado, no concurso mundial The Bobs – The Best of Blogs, considerado por blogueiros o Oscar da Internet. Em disputa com 11 concorrentes de diversos países, o blog venceu na categoria Blogwurst, que premia o site com a temática mais divertida e incomum da Internet.
Em uma seleção das melhores publicações, o publicitário reuniu 99 crônicas que deram origem ao livro Blogs do Além, lançado em agosto deste ano. O livro estará a venda durante o evento.
O publicitário Vitor Knijnik já foi fotógrafo de eventos, videomaker, roteirista, e professor secundarista. Foi fundador e sócio da Dez Propaganda. Atualmente, é vice-presidente de criação da Energy/Powered by YR, colunista da Carta Capital e blogueiro.
Local: sala 683 - CECA - UEL
Horário: 9h
Texto: Beatriz Pozzobon, Rafaela Martins, Isabella Sanches, Amanda Abranches, Guilherme Feijó
domingo, 16 de outubro de 2011
Inscrições III Semana de Comunicação
Ainda estamos recebendo inscrições para as oficinas pelo valor de R$2,00 para inscritos e R$7,00 para não inscritos. Para os não inscritos, também é possível participar das palestras na ACIL pelo valor de R$7,00, mas somente se houver lugares disponíveis no auditório (lembrando que esse preço é pra ajudar no custo dos palestrantes de fora). A entrada nas palestras realizadas na UEL é livre.
III Semana de Comunicação
O custo da inscrição é de R$ 20,00 para assistir todas as palestras. As oficinas têm inscrições à parte, ao preço de R$2,00 cada. Agora, se você não pode participar de toda a Semana de Comunicação e se interessou por alguma palestra ou oficina em especial, a inscrição tem o custo de R$7,00 por palestra/oficina - neste caso, sem certificado (esse custo é para ajudar a pagar as despesas dos palestrantes que vieram de fora da cidade).
A novidade deste ano é que parte do evento será fora da UEL. Todas as palestras do período noturno serão realizadas na ACIL, ali no centro da cidade, perto do Teatro Ouro Verde. O auditório tem espaço para 140 pessoas, por isso pedimos aos interessados que cheguem com um pouco de antecedência para garantir o lugar. As demais palestras serão realizadas no CECA e, neste caso, a entrada para não inscritos é gratuita.
Associação Comercial e Industrial de Londrina - ACIL
Rua Minas Gerais, 297 - Edifício Palácio do Comércio
sábado, 8 de outubro de 2011
Cobertura Colaborativa
domingo, 2 de outubro de 2011
Oficinas da III Semana de Comunicação
Patrícia Zanin é formada em Jornalismo pela UEL e trabalha desde 1994 na Rádio UEL FM. A oficina tem o objetivo de discutir o processo de produção de histórias de vida no rádio, como também incentivar a discussão de pautas e a gravação de entrevistas com pessoas que contribuam com sua história de vida. As entrevistas podem vir a ser veiculadas na UEL FM, na coluna "Audioretratos - histórias de vida no rádio".
No dia 17, será feita a escuta e um bate-papo sobre aúdios gravados com a jornalista Eliane Brum na Semana Literária do Sesc. No dia 18, será feita escuta e discussão sobre a coluna Audioretratos, além de discussão de pauta e sugestões de entrevistas. Os dias 19 e 20 serão reservados para a realização das entrevistas. No dia 21, será feita a escuta de entrevistas realizadas pelos alunos e e discussão sobre o processo de gravação da história de vida.
Dias: 17, 18 e 21 de outubro
Horário: 16h-18h
Local: Laboratório de Rádio - Departamento de Comunicação - CECA
Oficina de Texto - Ganchão: 15 vagas - ESGOTADA
José Adalberto Maschio é jornalista formado pela UEL, especialista em questões agrárias, e atuou na Folha de S. Paulo por mais de 20 anos, chegando ao cargo de repórter especial. A oficina irá trabalhar a teoria e a prática do texto jornalístico.
Dias: 17 e 20 de outubro
Horário: 14h-17h30
Oficina Cia. Teatro de Garagem - Jogos Interativos: 15 vagas
A Cia. Teatro de Garagem irá ministrar uma oficina de Jogos Interativos com o objetivo de ensinar o domínio da expressão corporal, explorando essa linguagem com exercícios que provoquem os sentidos.
Dia: 18 e 19 de outubro
Horário: 14h-17h
Local: Sala 904 - CEFE (Dentro do Ginásio)
Oficina Silvio Demétrio - Jornalismo Narrativo: 15 vagas - ESGOTADA
Silvio Demétrio é jornalista formado pela UEL. A primeira parte da oficina será expositiva, com apresentação de trabalhos e textos sobre o tema, além da teoria do jornalismo narrativo. A segunda parte será de produção de textos, com acompanhamento do Silvio.
Dia: 19 de outubro
Horário: 14h-17h30
Oficina Luciano Pascoal - Expressionismo Alemão: 20 vagas
Luciano Pascoal é jornalista e mestre em Ciências Sociais pela UEL. O curso irá mostrar as principais carcterísticas de uma das mais influentes escolas cinematográficas. Através da análise estética é possível perceber a trajetória de grandes diretores e o impacto que suas obras causaram na Sétima Arte. A oficina também traz trechos dos filmes de diretores como Fritz Lang, Friedrich Murnau, Robert Wiene, Paul Leni, Paul Weneger, entre outros.
Dia: 20 de outubro
Horário: 14h-17h30
Relatos do Pasquim - Márcia Buzalaf: 20 vagas
Retratos da Grande Imprensa - Grupo Observatório da Mídia: 20 vagas
O grupo Observatório da Mídia foi criado em outubro de 2010, sob a supervisão de Ayoub Hanna Ayoub, estuda aspectos e comportamentos da Grande Imprensa, com destaque para os jornais "O Estado de São Paulo" e "Folha de São Paulo". É projeto de pesquisa aberto a todos os estudantes da UEL. A oficina oferecerá abordagens práticas para análise dos grandes meios de comunicação.
Dia: 19 de outubro
Horário: 14h-17h30
Jornalismo Regional - Gelson Negrão: 30 vagas
Gelson Negrão é coordenador de jornalismo da Rede Massa de Londrina e comentarista na Rádio CBN. Em sua oficina, Gelson irá relatar sua experiência com o jornalismo na região, contando histórias e dando dicas sobre a imprensa regional.
Dia: 20/10
Horário: 14h - 17h30