terça-feira, 29 de novembro de 2011

UEL vota propostas eleitorais para Reitor(a)


O processo de eleição para reitor(a) e vice-reitor(a) da UEL está sendo discutido em todos os Centros da Universidade. As propostas, vindas do Conselho Universitário, neste último semestre de 2011, foram encaminhadas aos Centros para votação e retornaram para o C.U para que fossem votadas e deferidas. 


As propostas vindas do C.U para os Centros com a pauta da paridade de voto para reitor(a) foram:


1) 70% para docentes, 20% técnicos-administrativos, 10% discentes


2) 70% para docentes, 15% técnicos-administrativos, 15% discentes


3) 33% para docentes, 33% técnicos-administrativos, 33% discentes




Na 6ª reunião de Departamento de Comunicação do CECA, dia 5 de Outubro, a proposta do item 1) foi vencedora em votação. Os representantes discentes desta reunião, a saber: Yuri Martinez, Alice Zeitune, Andressa Gongora e Beatriz Bevilaqua (com justificativa de falta Juliana Mastelini), votaram pelo voto paritário que é o sistema vigente de voto na UEL, o item 3), compreendendo que essa proposta é a que melhor corresponde, dentre as apresentadas, à democracia universitária e representação  estudantil da Universidade na escolha de seu reitor ou reitora. Conforme ata da reunião em que foi decidida a proposta vencedora, não consta os detalhes da votação, tais como número de votos ou esclarecimento da defesa da proposta eleita. Informo, por meio do CACOM, que o sistema vigente (item 3)) perdeu por uma diferença de 2 a 4 votos, num quórum de aproximadamente 21 pessoas. 


Após convocado um Conselho Deliberativo pelo DCE, com presença de alguns Centros Acadêmicos e demais estudantes, foi deliberado que votássemos no Conselho Universitário pelo sistema de voto paritário vigente (item 3)). Com a ressalva de que o melhor sistema de votação seria o VOTO UNIVERSAL, em que cada pessoa corresponde a um voto, independendo de área de atuação, número ou grau - se docente, discente ou técnico-administrativo. 


A decisão final deste processo seria feita no dia 26 de Novembro, mas após a reunião do C.U, foi prorrogado esta data para DIA 5 DE DEZEMBRO, SEGUNDA-FEIRA, para então ser definido o rumo do processo eleitoral para reitor(a) da UEL. Sabendo que neste dia a maioria dos estudantes estarão de férias, os conselheiros que representam os estudantes devem propor que esta votação seja adiada para o ano de 2012, pelo motivo citado. Caso não haja este acordo, foi deliberado pelo Conselho Deliberativo que os representantes discentes votem pelo voto paritário vigente. 


O CACOM apoia a proposta do Voto Universal como sendo a maneira mais democrática e representativa de voto dentro da Universidade. Visto a importância deste processo para o futuro das decisões políticas da UEL e ao pouco tempo que temos para nos posicionarmos, defendemos, no mínimo, a proposta do voto paritário, sistema vigente (item 3)). 






Mande seu comentário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário