quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Londrina vai discutir transparência e controle social

Londrina realiza no próximo dia 30, a 1ª Conferência Municipal da Transparência e Controle Social (Consocial). A comissão organizadora do evento é composta por 23 entidades representativas da sociedade civil londrinense, além de representantes de Conselhos Municipais e Poder Público.

A conferência é aberta à população e será realizada no auditório do Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon). De acordo com os organizadores, "o objetivo é debater a transparência e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública."

Nesta sexta-feira (18) e na próxima terça-feira (22), serão promovidas duas pré-conferências, das 19h00 às 22h00, no auditório do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, que fica na rua São Salvador, 998. A participação em uma pré-conferência confere o direito de participação da Conferência Municipal.

As discussões se darão em cima de quatro eixos temáticos:

1 - Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos;

2 - Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública;

3 - A atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle;

4 - Diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

O evento faz parte dos preparativos para a Consocial Nacional, convocada pela Controladoria Geral da União (CGU) para 18 a 20 de maio de 2012. A 1ª Consocial é uma realização da Controladoria-Geral da União (CGU), tem como tema central "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública" e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

Já a Consocial Municipal acontecerá na quarta-feira (30), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC), localizado na rua Espírito Santo, n. 199, com credenciamento a partir das 17h30.

Mais informações no site http://www.consocial.cgu.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário