quarta-feira, 29 de junho de 2011

Política de cotas na UEL

Dia 30 é o último dia para levarmos a opinião dos alunos à discussão acerca da política de cotas na UEL. A discussão que definiu a resolução vigente ”amparou-se no inciso III do artigo 3º da Constituição Federal ‘erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais’. Além disso, a Universidade estabelece como uma de suas finalidades, no inciso IX do artigo 3º de seu Estatuto, ‘propiciar condições para a transformação da realidade, visando justiça e equidade social’. Essas prerrogativas permitiram a criação do sistema de reserva de vagas para estudantes oriundos de escola pública e para estudantes que se autodeclararem negros, oriundos de escola pública.”

Entre outras coisas, a resolução prevê que o percentual de vagas reservadas vigore por 7 anos, contados a partir de 2005 (ano em que passou a vigorar). Isso significa que, com o vestibular de 2011, o prazo para a rediscussão encerrou-se.

Diante do exposto, em 17 de dezembro de 2010, o Conselho Universitário indicou membros para compor uma Comissão que apresentou uma metodologia e cronograma para análise do assunto na Instituição, ambos aprovados em 25 de fevereiro de 2011. Com base no cronograma aprovado pelo Conselho Universitário, o processo de discussão da política de cotas na UEL se estenderá até agosto do corrente ano (2011), o que exigiu a aprovação de uma resolução que mantém a sistemática de reserva de vagas de acordo com a Resolução nº 78/2004 do Conselho Universitário para o processo seletivo vestibular 2012. Portanto, qualquer alteração na política de cotas da UEL ocorrerá para o processo seletivo vestibular 2013.

O documento que convida a comunidade universitária para a discussão pode ser lido AQUI. Para um entendimento (pouco) mais aprofundado da política de cotas na UEL ESSE documento pode ajudar. Esse é o panorama atual das cotas na Universidade. A resolução atual pode ser vista aqui. E mais documentos podem ser acessados aqui e no site da UEL.

A nossa função: Para que os alunos de comunicação estejam presentes nessa discussão e na reformulação da resolução, o Centro Acadêmico – CACOM promoverá, HOJE, um ‘debate’ a respeito. A intenção é que retiremos dessa reunião as nossas principais colaborações e, porque não, anseios, que serão levados até a comissão e representarão, lá, o posicionamento dos alunos de comunicação.

A reunião se realizará hoje, às 17:30h, na sala do centro acadêmico. É importantíssimo que todos estejam presentes já que essa reunião definirá o nosso posicionamento a respeito da política de cotas da nossa universidade.

Vale lembrar que a discussão não gira em torno do “fim ou continuidade” do sistema de cotas, é principalmente sobre porcentagens, políticas paralelas para a inclusão dos alunos, etc.

Enfim, esperamos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário